Dicas para economizar combustível

A discussão que tomou conta nos últimos dias foi o aumento do combustível por causa do reajuste de impostos. Explicação política a parte, até porque não é a intenção aqui, vamos orientar como você motorista pode tentar economizar um pouquinho do combustível mudando alguns hábitos com o seu o carro. Vale lembrar que além do combustível, essa economia será sentida também, e principalmente, na manutenção do seu veículo.

A primeira delas é ter um andar mais suave. Pelo menos em São Paulo, é mais comum estarmos em verdadeiros engarrafamentos do que em condições normais de deslocamento. Nesses casos, orientamos que você não fique acelerando o carro e freando bruscamente. Além do consumo de combustível aumentar, pense que desta forma a vida útil da sua pastilha de freio está diminuindo, também. Outra dica nesse sentido é nunca descer ladeiras em ponto morto. Ao contrário do que muitos pensam, deixar o carro na banguela não economiza combustível, pelo contrário, gasta-se mais do que descer a via engrenado (reduzida). Os freios e pneus também agradecem. A mesma coisa acontece com o vício de andar com o pé na embreagem, como já falamos anteriormente em outro artigo aqui no site.

Alinhamento e balanceamento, outro tema já discutido anteriormente por aqui, é outro fator importantíssimo na economia de combustível e preservação dos pneus. Lembre que manter o alinhamento em dia é muito mais em conta do que arcar com a troca dos pneus depois que eles já estiverem gastos de forma irregular. Importante calibrar os pneus pela manhã uma vez por semana ou pelo menos a cada quinze dias conforme manda o manual. Na troca de óleo e filtro, lembrar também de conferir e trocar o filtro de ar. Ajuda bastante na economia de combustível e evita dor de cabeça futura.

Para os carros que possuem ar condicionado, esse luxo pode aumentar em quase 20% o consumo de combustível. Eu mesmo não deixo de usar o ar, principalmente nos dias muito quentes ou com trânsito muito pesado. Entretanto, maneire na temperatura. Usar o ar, não significa que você precisa congelar dentro do carro. Certifique também que todos os vidros do carro estão fechados quando o ar condicionado estiver ligado.  

Por último, por favor, vamos prestar atenção na qualidade do posto que abastecemos. Pode ter certeza que economia de centavos no combustível ruim vai @#$%&* todo o seu carro, além de secar muito mais rápido no seu tanque.  

São dicas simples, até mesmo obvias para muitos, mas é sempre bom relembrá-las. Entretanto nada irão adiantar para meus amigos amantes de opala com motor 6 cilindros.

Até a próxima!

Tagged , , , , , .

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *